Relatório de atividades Ciranda Cultural Érico Veríssimo

CIRANDA CULTURAL ÉRICO VERÍSSIMO

Bruna Camargo

Indira Maronez

Marina Lima

Mauricio Fanfa

Pedro Barcellos

INTRODUÇÃO

O projeto consistiu na concepção e realização de feira cultural na Escola Básica Estadual Érico Veríssimo. A ideia da implementação surgiu como produto da disciplina de Mídias e Políticas Públicas no curso de Produção Editorial da Universidade Federal de Santa Maria. Essa atividade ocorreu em três escolas diferentes (Augusto Rusch, Érico Veríssimo e Padre Caetano), organizadas cada uma por um grupo diferenciado. Grupos esses coordenados pela Prof. Rosane Rosa e a Mestranda Camila Marques. Denominado como Ciranda Cultural, os “eventos” tiveram duração e atividades distintas. No caso da Escola Érico Veríssimo era prevista a duração de um dia, das 10h as 20h, entretanto, o tempo foi extendido das 09:30 as 21:40h.

O grupo foi composto por cinco integrantes: Pedro Barcellos, Marina Lima, Indira Maronez, Bruna Camargo e Maurício Fanfa.  As  funções foram igualmente divididas para que o evento acorresse de acordo com o cronograma pré estabelecido. Durante o encontro com as professoras, antes da realização do evento, ficaram definidos dois dias de duração e a data da feira, que foi realizada no dia 04 de dezembro de 2012 das 10h as 20h. Durante a parte da manhã, a feira foi tranquila, ocorreu venda de livros usados (R$0,20 e R$0,50) e novos (de R$5,00 à R$30,00). Os novos foram expostos em uma banca pela editora Ana Terra. Houve exposição de trabalhos realizados ao longo do ano pelos alunos da Érico Veríssimo e também a aplicação de oficinas- Ilustração com o professor Jefson Ferraz,  audiovisual com a TV OVO e um bate papo sobre literatura, criação e edição de livros com o professor André Z. Cordenonsi.

 

PLANO/PROGRAMAÇÃO

Hora de Início Programação
9h30min Início da venda de livros
10h Conversa com o autor André. Z. Cordenonsi sobre sua obra “Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes”
10h30min Oficina ilustração
10h30min Oficina TV Ovo
12h Interação com alunos do mais educação (danças, histórias)
15h Hora do conto
15h30min Oficina de Ilustração com Fabio Brust
16h Hora do conto
16h Apresentação do Palhaço com Maicon Conrad
16h Oficina de Gráfite – parte teórica
16h30min Oficina de Ilustração com Fabio Brust
16h30min Hora do conto
17h30min Oficina de Gráfite – reunião com equipe diretiva para apresentar proposta de gráfite
17h45min Oficina de Gráfite – prática
18h30min Início venda de livros alunos da noite
20h30min limpeza da sala e materiais de grafitti
21h Término do evento

 

PLANEJAMENTO

A equipe teve, desde o princípio, de manter todos do grupo informados sobre as atividades que estavam ocorrendo. De acordo com um planejamento específico, nos dividimos em equipes responsáveis pelos vários setores, conferindo, correndo atrás, para que tudo desse certo. Realizamos uma campanha de arrecadação de livros com intuito inicial de troca. Porém, a o venda do material, mostrou-se necessaria, pois assim as crianças (público-alvo principal) creditariam valor aos livros que adquirissem. Fomos bem sucedidos com um número bem alto de +- 750 livros doados ao total e 200 livros novos da Editora Ana Terra. O contato com a TV Ovo aconteceu naturalmente e um documentário foi gravado.

Segue em anexo o cronograma pré-evento.

Lista de providências tomadas para a realização doevento

Atividades Iniciais Responsável Prazo máximo
Reservar o local Pedro 24/10/12
Definir a programação Marina 25/11/12
Definir lista de convidados Maurício 25/11/12
Relacionar convidados especiais Maurício 25/11/12
Elaborar e expedir convites Prof. Heloísa 25/11/12
Acertar a execução do hino                  –
Checar as condições do local Indira 04/12/12
Checar os dispositivos Bruna 02/12/12

 

Material Gráfico Responsável Prazo máximo
Programas Bruna 25/11/12
Cartaz Camila M. 27/11/12
Crachá de identificação Camila M. 27/11/12
Adesivos                     –  –
Brindes (Quais? Quantos? Como serão distribuídos?…chaveiros, adesivos,…)         –   –
Programação cultural Pedro/ Marina 25/11/12
Programação do evento Pedro 25/11/12
Propaganda de patrocinadores         –        –
Alimentação Responsável Prazo
Coquetel  Mãe do clube de pais e mestres
Decoração Indira/ Bruna 28/11/12
Disposição das mesas Indira/ Bruna 04/12/12
Iluminação Maurício 04/12/12
Mesas Indira 04/12/12
Música ambiente Maurício 04/12/12
Pontos de água Indira 04/12/12
Sonorização Etiér/ Maurício 02/12/12
Toaletes Escola 04/12/12
Programação cultural Responsável Prazo
Apresentação de grupo de dança local Bruna/Etiér 04/12/12
Bandas Marina 04/12/12
Danças Bruna 04/12/12
Dinâmicas Indira 04/12/12
Materiais de divulgação Camila M. 27/11/12
Shows Marina 04/12/12
Assessoria de imprensa Responsável Prazo
Câmera Pedro 04/12/12
Convite aos jornalistas Maurício/ 24/11/12
Fotógrafos Pedro 25/11/12
Iluminação Maurício/ Tv Ovo 04/12/12
Microfone Etiér/ Rádio Escola 04/12/12
Release Etiér/ José/ Michele 24/11/12

Estratégias de divulgação:

Na divulgação do evento, utilizamos meios de comunicação impresso, digital e de áudio. Cartazes e convites impressos do evento, foram distribuídos na escola, na comunidade, na UFSM, entre outros lugares.

O blog e a rádio da escola foram os principais meios de divulgação interna, com a produção de realeases, pelos próprios alunos.

PÚBLICO ALVO

O projeto “Ciranda Cultural Érico Veríssimo” visou atender os alunos, professores e a comunidade escolar, com intuito de que haja uma continuação nesse projeto tanto na escola contemplada quanto em outras. Contribuindo para formação intelecto-cultural destes através do contato com a leitura, teatro e música, ilustrações, grafite, com universos que ultrapassem a rotina escolar..

Durante o período da manhã contemplamos os alunos presentes do 7º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio; há tarde 6º ano do ensino fundamental até 1ª série do ensino médio e pelo período da noite, alunos do EJA, do ensino fundamental e ensino médio. A feira atingiu em torno de 700 pessoas, entre alunos, professores e comunidade.

RESULTADOS ALCANÇADOS

No que compete as oficinas, os resultados foram satisfatoriamente alcançados. Os alunos se dedicaram ao aprender técnicas de desenho e grafite, tiveram contato com autores e entenderam melhor os processos de elaboração de um livro. Divertiram-se com o palhaço e participaram com suas opiniões de forma construtiva no documentário. Desenvolveram suas próprias concepções da história narrada e ajudaram a construí-la. Houve uma grande saída de livros de diferentes gêneros, portanto acreditamos que a bibliodiversidade foi promovida de forma adequada.Os alunos tiveram contato com diferentes linguagens e se mostraram muito felizes com a realização da feira, demonstrando através: de uma  boa receptividade, participação ativa e sentimento de pertencimento e apropriação evidente. A parte das oficinas não acorreu como o planejado pois pensamos que as turmas já tivessem sido montadas pelas professoras responsáveis, pedido este feito pelo grupo com antecedência, uma vez que o cronograma já havia sido enviado para a direção do colégio. Felizmente, conseguimos fechar  turmas durante o evento, pois circulamos uma lista de inscrição na qual os interessados deveriam inserir seus nomes para participar.

Aspectos que dificultarem e que devem ser aprimorados para uma próxima edição:

Para a próxima edição seria importante maior tempo para o planejamento do projeto e por serem feiras em escolas, seria importante que aconteçam em meses menos atarefados para os professores e alunos. É necessário que haja mais tempo de visitas e conversa com a escola para haver maior esclarecimento do objetivo do projeto entre todos os envolvidos. O Evento ocorreu em Dezembro, o que acreditamos ter prejudicado muito a eficiência plena na execução, os professores estavam preocupados com a finalização do ano letivo e suas atividades e que a feria pudesse vir a ser um transtorno para tais tarefas.

A escola estava em época de provas, de votação para a mudança de direção, etc.

Outro problema que vivenciamos no momento do evento foi a falha nas caixas de som da escola, na verdade esse problema ocorreu de última hora, já que estavam funcionando corretamente nas outras visitas que foram feitas ao colégio. Foi um pequeno problema que não provocou nenhum grande constrangimento.

A divulgação do Projeto Ciranda Cultural, assim como os releases para os jornais locais, deveriam ser feitos em conjunto, reforçando a unidade. A divulgação para a comunidade escolar e entidades atuantes na Instituição, caberia a cada grupo, dada as peculiaridades das diferentes escolas.

 

 

Auto avaliação da equipe

Os integrantes do grupo gostaram muito dos resultados, mesmo com os problemas que ocorreram durante a execução. A recepção dos alunos foi muito boa e a empolgação , principalmente do público infantil, com todos aqueles livros vendidos por preços mínimos foi encantador.

Foi gratificante pensar que é possível levar cultura e conhecimento adiante onde muitas pessoas foram mobilizadas para realizar da melhor forma todo o evento

Auto avaliação de cada integrante (participação, integração, comprometimento/responsabilidade). Nota de 1-10:

Bruna Camargo – 10

Marina Revers Lima – 10

Indira Maronez – 10

Maurício Fanfa – 10

Pedro Barcellos- 10

 

 

REFERÊNCIAS

METZKER, G. F. R.Educomunicação: o novo campo e suas áreas de intervenção social. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. São Paulo. Disponível em <http://www.anj.org.br/pje/biblioteca/artigos-academicos/Educomunicacao.pdf/view&gt;. Acesso em 11 dez 2012.

 

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